LIVROS

Temas em Desenvolvimento Humano e Educação

Zena Eisenberg, Laura Cristina Stobäus, Janete Teixeira Lyra, Cátia Regina Papadopoulos (Orgs.)

Este livro reúne textos elaborados por membros do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (Grudhe/CNPq), fundado em 2009 e coordenado, desde então, por Zena Eisenberg (PUC-Rio). O Grupo se dedica a estudos acerca do desenvolvimento e da aprendizagem, e as pesquisas de cada participante são discutidas pelos integrantes em reuniões semanais. A equipe se organiza em torno de uma pesquisa institucional, e cada integrante busca uma forma de articular seu interesse individual de pesquisa à temática central: desenvolvimento humano e aprendizagem à luz da psicologia histórico-cultural. Desde a sua fundação, já foram desenvolvidas quatro pesquisas institucionais, todas com financiamento de agências de fomento, tendo sido concluídas nove teses de doutorado, oito dissertações de mestrado e dezessete trabalhos de iniciação científica. Além dessas realizações, duas bolsistas de pós-doutorado vincularam também seus estudos ao Grudhe, adotando a perspectiva teórico-metodológica que norteia suas investigações. Este livro traz sínteses de parte das pesquisas desenvolvidas até o momento

As muitas faces de uma creche: pesquisas acadêmicas na Educação Infantil

Vera Maria Ramos de Vasconcellos & Zena Eisenberg (Orgs.)

A Coletânea que ora se apresenta, organizada pelas professoras/pesquisadoras Vera Maria Ramos de Vasconcellos (UERJ) e Zena Eisenberg (PUC-Rio), é resultante de um esforço coletivo de dois grupos de pesquisa e de profissionais de uma creche, que por dois anos discutiram semanalmente questões de desenvolvimento e de formação de subjetividades de crianças (0 a 4 anos de idade) e de adultos (educadores da infância). O livro conta histórias de sete pesquisas acadêmicas que dialogam com o campo sobre experiências práticas e conhecimento produzido com crianças e educadores, tendo todos os participantes – de grandes ou pequenos debates – como parceiros na investigação. Os temas escolhidos perpassam em áreas de grande interesse para o cotidiano da creche: o ingresso das crianças e de suas famílias na creche, o espaço físico disponível e criado para elas, a construção de conceitos de tempo nas interações diárias, a formação da criança leitora e a atenção e o cuidado dispendidos às crianças que se tornam focais aos olhos da comunidade presente. Como projeto de intervenção, vê-se também o cuidado das diversas equipes da creche e dos pesquisadores em transformar o tempo e os espaços físicos do cotidiano da creche em ambientes de formação. Dá-se atenção especial à complexidade inerente à uma análise histórico-cultural de um ambiente educacional pensado e planejado para a infância.   

Psicologia da Linguagem: da Construção da Fala às Primeiras Narrativas 

Zena Eisenberg & Maria Alice de Mattos Pimenta Parente (Orgs.)

Como uma criança aprende a falar? A organizar a linguagem? A contar histórias? Como decifra o código linguístico e qual o papel que os outros exercem no processo dessa construção? Este livro é parte da coleção Psicologia da Linguagem e é produto do trabalho de pesquisa e de magistério de pesquisadores do desenvolvimento da linguagem no Brasil. Os autores são integrantes do Grupo de Trabalho (GT) “Desenvolvimento Sociocognitivo e da Linguagem” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). No livro, focam aspectos fundamentais e atuais do desenvolvimento da linguagem, como: a percepção da fala, o “input”, a morfossintaxe, as palavras, a pragmática e a narrativa. Os textos destinam-se a alunos de graduação em psicologia, linguística, educação e áreas afins. 

ARTIGOS

2019

A web como ferramenta investigativa em pesquisa: o exemplo do plágio acadêmico.

DIAS, W. T. ; EISENBERG, Z. Educação e cultura contemporânea, v. 16, p. 185-202, 2019.

2018

O que dá medo na internet: Incômodos relatados por crianças e adolescentes no Brasil entre os anos de 2012 e 2014

EISENBERG, Z. ; STOBÄUS,  L. ; DUARTE, R. ; ARAUJO, C .  In: TIC KIDS ONLINE BRASIL 2017 Pesquisa Sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil. [livro eletrônico] 1ªed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2018, p. 83 - 92. 2018

2017

Aprendendo sobre o tempo

EISENBERG, Z.; DUARTE, R. PRESENÇA PEDAGÓGICA, v. 23, p. 32-38, 2017.

2016

O tempo na creche

EISENBERG, Z.; Lemos, G. R. ; Xavier, N. . O tempo na creche. In: Vera maria Ramos de Vasconcellos; Zena Eisenberg. (Org.). As muitas faces de uma creche: pesquisas acadêmicas na Educação Infantil. 1ªed. Curitiba: Editora CRV, 2016, v. , p. 105-127.

''Pessoas que só usam internet para xingar outras pessoas'': Incômodos de crianças e adolescentes brasileiros na internet

Nogueira, J.C. ; EISENBERG, Z. ; DUARTE, R. ; Carvalho, M. C. .  In: TIC KIDS ONLINE BRASIL 2015. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil [livro eletrônico] 1ªed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2016, v. , p. 105-115.

2015

Vozes diluídas no plágio: a (des)construção autoral entre alunos de licenciaturas

DIAS, W. T. ; EISENBERG, Z. . Vozes diluidas através do plágio: a (des)construção autoral entre alunos de licenciaturas. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 26, p. 179-197, 2015.

O desenvolvimento de conceitos na cognição e na linguagem

EISENBERG, Z.. O desenvolvimento de conceitos na cognição e na linguagem. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, p. 74-77, 2015.

 

Considering early childhood education teachers? perceptions of risk

DAIUTE, C. ; EISENBERG, Z. ; VASCONCELLOS, V. M. R. de . Considering early childhood education teachers? perceptions of risk. International Journal of Educational Research, v. 71, p. 40-49, 2015.

Considerações sobre o politicamente correto: o caso das caçadas de pedrinho. 

FERES, J. ; EISENBERG, Z. ; NASCIMENTO, L. F. . Considerações sobre o politicamente correto: o caso das caçadas de pedrinho. Cadernos Imbondeiro, v. 4, p. 94-116, 2015.

2014

Os impactos do uso das tecnologias TOUCH SCREEN no desenvolvimento infantil 

2013

Monteiro Lobato e o politicamente correto

FERES JÚNIOR, J. ; NASCIMENTO, L.F. ; EISENBERG, Z. . Monteiro Lobato e o Politicamente Correto. Dados (Rio de Janeiro. Impresso), v. 56, p. 69-107, 2013.

2012

“Parece que é uma coisa até meio normal, né?” Análise de narrativas sobre “risco” em creches de favelas

DAIUTE, C. ; EISENBERG, Z. ; VASCONCELLOS, V. M. R. de . 'Parece que é uma coisa até meio normal, né?' Análise de narrativas sobre 'risco' em creches de favelas. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 2012, p. 209-228, 2012.

O Lugar da Creche nos debates sobre Parentalidade e Coparentalidade

VASCONCELLOS, V. M. R. de ; SEABRA, K. ; EISENBERG, Z. ; MOREIRA, A. R. P. . O Lugar da Creche nos debates sobre Parentalidade e Coparentalidade. In: Cesar Augusto Piccinini; Patrícia Alvarenga. (Org.). Maternidade e Paternidade - a Parentalidade Em Diferentes Contextos. 1ªed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012, v. , p. 341-365.

2011

O desenvolvimento de noções temporais através da linguagem

 EISENBERG, Z.. O Desenvolvimento de Noções Temporais através da Linguagem. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 24, p. 80-88, 2011.

O aprendizado do tempo

EISENBERG, Z.; Rosália Duarte . O aprendizado do tempo. Presença Pedagógica, v. 99, p. 42-50, 2011.

As Músicas Que Cantamos Para Nossas Crianças: O Que Dizem?

EISENBERG, Z.; Carvalho, M. C. . As Músicas Que Cantamos Para Nossas Crianças: O Que Dizem?. CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPel (ONLINE), v. 40, p. 175-195, 2011.

Produção e análise de vídeogravações em pesquisas qualitativas

Garcez, A. M. ; Rosália Duarte ; EISENBERG, Z. . Produção e análise de videogravações em pesquisa qualitativa. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 37, p. 249-262, 2011.

2010

Psicologia da Linguagem: Da construção da fala às primeiras narrativas

EISENBERG, Z.; Parente, M.A.de M.P. (Org.) . Psicologia da Linguagem: Da construção da fala às primeiras narrativas. 1ª. ed. São Paulo: Vetor, 2010.

From Now to Then: Parents and children talk about past and future

EISENBERG, Z.. From Now to Then: Parents and children talk about past and future. Saarbrücken: LAP Lambert Academic Publishing AG & Co, 2010.

Minha rotina é o meu relógio

 EISENBERG, Z.; Lemos, G. R. . Minha rotina é o meu relógio. In: Marisa Consenza Rodrigues; Tania Mara Sperb. (Org.). Contextos de Desenvolvimento da Linguagem. São Paulo: Vetor, 2010, v. , p. -.

Desenvolvimento Lexical: Aprendendo Palavras Abstratas

SOUZA, D. H. ; EISENBERG, Z. . Desenvolvimento Lexical: Aprendendo Palavras Abstratas. In: Zena Eisenberg; Maria Alice de Mattos Pimenta Parente. (Org.). Psicologia da Linguagem: Da construção da fala às primeiras narrativas. São Paulo: Vetor, 2010, v. , p. -.

 

2009

A relação entre linguagem e tempo na compreensão da rotina escolar

 EISENBERG, Z.. A relação entre linguagem e tempo na compreensão da rotina escolar. Revista FAEEBA, v. 18, p. 53-62, 2009.

 

2008

Hoje tá de noite?: o desenvolvimento de conceitos temporais na criança pré-escolar

 EISENBERG, Z.. Hoje tá de noite?: o desenvolvimento de conceitos temporais na criança pré-escolar. In: Maria Regina Maluf; Sandra Regina Kirchner Guimarães. (Org.). Desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Curitiba: Editora UFPR, 2008, v. , p. 31-44.

Departamento de Educação PUC-Rio

R. Marquês de São Vicente, 225 Gávea - Rio de Janeiro - RJ 22451-900