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PESQUISADORES
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Pesquisa-intervenção com estudantes universitários: Projeto NOAP (2014 - 2021)
Coordenadoras: Zena Eisenberg | Erica dos Santos Rodrigues | Maria Elisa Almeida Bacal
Entre os seus mais de 12.000 alunos, a PUC-Rio recebe estudantes oriundos de diferentes classes sociais, grupos culturais, origens étnicas, origens geográficas, que tiveram trajetórias escolares diversas e que ingressaram na universidade de diferentes formas (vestibular da PUC-Rio, ENEM, ProUni, PEC-G, transferência externa, mobilidade nacional e internacional). O projeto de pesquisa aqui proposto busca realizar um trabalho de orientação e atendimento a alunos da PUC-Rio que apresentem dificuldades de aprendizagem, de formação, de desempenho, questões de socialização ou necessidades educacionais especiais. Nosso objetivo é realizar este trabalho através do Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP), mas de forma integrada com outros órgãos de atendimento da universidade, a fim de promover o bem-estar e sucesso dos estudantes. Para tanto, o projeto engloba duas etapas: a primeira é realizar a reforma e revitalização do espaço físico do NOAP; a segunda é implementar um plano de intervenção junto aos estudantes que inclui: oficinas, palestras, atendimentos individuais e em grupo e acompanhamento junto aos professores dos departamentos. Para assegurar o bom funcionamento do projeto, propomos que o NOAP, além de ser um serviço de atendimento, passe a ser também um núcleo de pesquisa, ensino e extensão. Na perspectiva da pesquisa, ele abrigará, além do atual projeto, os de outros pesquisadores e seus orientandos. No âmbito do ensino, o NOAP receberá estagiários dos cursos de Psicologia, Serviço Social, Pedagogia e Letras. Por fim, para a extensão, os professores dos diferentes departamentos poderão elaborar cursos na temática do projeto voltados para a comunidade universitária e para o público em geral. O trabalho com os estudantes será realizado a partir de duas frentes integradas, formando uma equipe cada: a psicopedagógica e a de leitura e escrita, sendo ambas as equipes coordenadas pelos pesquisadores proponentes do projeto.
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