PESQUISADORES

Possui graduação em Letras - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em Psicologia - New School for Social Research (1995), mestrado em Psicologia - The City University of New York (2001) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano - The City University of New York (2006). Atualmente é professor adjunto II da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, professor adjunto i da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora assistente i da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: conceitos temporais, pensamento e linguagem, aquisição de linguagem, educação infantil e conceitos de infância. 

Sílvia Brilhante Guimarães

Professora no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Educação na PUC-Rio (PNPD/Capes). Co-coordenadora do Grudhe. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ, fez doutorado sanduíche na Dalhousie University, Canadá, com a bolsa do Programa PDSE da CAPES. Atualmente é pós-doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira. É mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Especialista em Desenvolvimento Humano pela mesma Universidade Federal de Juiz de Fora. Desde 2016, participa do grupo de trabalho da ANPEPP - Desenvolvimento Sociocognitivo e da Linguagem. É psicóloga e pesquisadora voluntária do Centro de Referência em Dislexia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto, no Projeto de Pesquisa ELO (Escrita, Leitura e Oralidade). É membro da Society for the Scientific Studies of Reading. É psicóloga cognitivo-comportamental de crianças e adolescentes, com treinamento pelo Beck Institute for Cognitive- Behavior Therapy. Os seus interesses de pesquisa se concentram na investigação dos processos cognitivos e linguísticos envolvidos no desenvolvimento infantil: como dislexia (avaliação e intervenção), empatia na educação infantil.

Adicione mais informações sobre este item..

Doutora em Educação pela PUC-Rio, tendo como foco de pesquisa boas práticas alfabetizadoras. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia das Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela UERJ. Atua como orientadora pedagógica no município de Duque de Caxias, RJ. Áreas de interesse: formação de professores e alfabetização.
Pós-Doutoranda em Educação na PUC-Rio. Pesquisa: Novas Tecnologias e atividade motora (como as crianças de 36 meses usam seu tempo no Séc. XXI?), no grupo Grudhe CNPq. Pós-doutora (FAPERJ) em Psicologia Social (UERJ) no grupo ISDES Interação Social e Desenvolvimento. Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo - USP (2013, Capes), realizou o estágio doutoral (2012, DAAD) na Alemanha, Universidade de Osnabrück, Departamento de Cultura e Desenvolvimento (Nifbe). Mestre em Cognição e Linguagem UENF (2008, Capes), Graduada em Psicomotricidade (UNI-IBMR, 2001).

Cátia Regina Papadopoulos

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. Mestre e Doutora em Educação pela PUC-Rio. Especialista em Psicopedagogia Clínico-Institucional pela Universidade Gama Filho (2006), Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco (1998) e Gestão de RH pela Universidade Gama Filho (1994), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Gama Filho (1993). Desenvolve pesquisa sobre dificuldade de aprendizagem e a relação família e escola em uma perspectiva histórica e contemporânea, focando a higiene mental escolar, civilização e psicanálise e, atualmente, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Possui experiência como Coordenadora e Professora-Tutora de Educação a Distância, Consórcio CEDERJ/UNIRIO, no Curso de Licenciatura em Pedagogia. É Técnico-Administrativo em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Ministra os Cursos de Extensão A aprendizagem na escola e suas dificuldades e Afinal, o que é o TDAH?, na PUC-RIO. Ministra palestras sobre inclusão, dificuldades de aprendizagem e TDAH. Integra o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação - Grudhe, na PUC-RIO, desde 2011. Atua na clínica psicopedagógica (atendimento e consultoria) desde 2006.

Adicione mais informações sobre este item..

Doutoranda em Educação pela PPGE/ PUC-Rio. Mestre em Educação pelo PPGEduc/ UFRRJ. Graduada em Pedagogia no ano de 2010, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, sendo bolsista da FAPERJ. Professor II pela Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME/DC), e de Nova Iguaçu (SEMED-NI/RJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e interesse especial pela formação de professores e desenvolvimento infantil. Atua principalmente com temas relacionados a Educação Infantil, Infância, Políticas Públicas de Educação, Creche e Formação de professores.

Elis Britto

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão de Curso à Distância (PIGEAD) pela Universidade Federal Fluminense (2015), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019) e doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é professora de Geografia nas redes de ensino público no município de Macaé/RJ. Na Graduação teve experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia tendo atuado principalmente nos seguintes temas: erosão e hidrologia. Na pós-graduação atuou na área de educação trabalhando com a temática de educação a distância. E no mestrado pesquisou sobre as práticas pedagógicas e as tecnologias digitais a partir do viés psicológico do constructo da autoeficácia.

Adicione mais informações sobre este item..

Jéssica Castro

Doutoranda em Ciências Humanas e Educação (2020) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, possui graduação em Pedagogia (2013) e mestrado em Educação Brasileira na mesma instituição (2016). Atualmente é Professora de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais na Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME- RJ). Tem experiência na área de Educação, com interesse principalmente nos seguintes temas: ensino fundamental; alfabetização e letramento; leitura e escrita; dificuldades de aprendizagem; áreas de risco e; criança e internet.

Adicione mais informações sobre este item..

Camyla Antonioli

Possui graduação em Educação Especial (2013), Especialização em Gestão Educacional (2014) e Mestrado em Educação (2015), pela Universidade Federal de Santa Maria. Experiências profissionais e de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Especial. E-mail para contato: camyantonioli@gmail.com

Adicione mais informações sobre este item..

Leonardo Giorno

Doutorando em Educação e graduado em Filosofia (Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde foi Monitor de Introdução à Filosofia (2015). 1º Tenente do Exército Brasileiro R2, atuando na área do magistério como professor da Fundação Osorio. Tem experiência na área de Ensino de Filosofia, atuando como aluno Bolsista-CAPES do PIBID, no Colégio Estadual Visconde Cairú. Foi professor do Pré-Vestibular Comunitário da PUC-Rio (2014) e da Escola Mater Ecclesiae (2015). Atualmente, integra o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação da PUC-Rio e é professor voluntário do pré-vestibular comunitário da Associação Católica Shalom. É editor e revisor da Revista Científica da Fundação Osorio, onde é professor orientador do Modelo Diplomático das Nações Unidas. Recebeu a Medalha Marechal Trompowsky, do Instituto dos Docentes do Magistério Militar. Atua na área da Psicologia da Aprendizagem e Neuroeducação, pesquisando sobre motivação escolar.

Adicione mais informações sobre este item..

Mestranda em Educação na PUC-Rio. Licenciada em Pedagogia pela PUC-Rio, atuou como Bolsista de Iniciação Científica (Faperj) no Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (Grudhe). Realizou curso de extensão Aprendizagem na escola e suas dificuldades na escola na PUC-Rio. Realizou Intercâmbio Acadêmico na Universidad Autónoma de Madrid.
Mestranda em Educação na PUC-Rio. Licenciada em Pedagogia pela PUC-Rio. Tem interesse na área de mídia, tecnologia e desenvolvimento humano. Possui um canal no Youtube para falar sobre o curso de Pedagogia, dar dicas de organização, tecnologia, entre outros. 

Grazielle Dias Frota

Mestranda em Educação na PUC-Rio. Licenciada em Pedagogia pela PUC-Rio. Foi bolsista de Iniciação Científica CNPq/PUC-Rio. Tem interesse na área de desenvolvimento infantil e o uso de mídias na infância.

CLIQUE PARA VER MAIS

Fran Marins

Sobre o que é este item? O que há de interessante nele? Escreva uma descrição cativante para chamar a atenção do seu público...

Adicione mais informações sobre este item..

Jully Ana Aguiar

Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/Faperj. Cursa graduação de Pedagogia na PUC-Rio. Participou do Programa de Iniciação a Docência PIBID. Tem interesse na área de desenvolvimento humano e Educação Infantil

CLIQUE PARA VER MAIS

Anna Clara Cadilhe

Sobre o que é este item? O que há de interessante nele? Escreva uma descrição cativante para chamar a atenção do seu público...

Adicione mais informações sobre este item..

Please reload

Departamento de Educação PUC-Rio

R. Marquês de São Vicente, 225 Gávea - Rio de Janeiro - RJ 22451-900